Parcelamento IPVA 2019 MG: Como calcular? Parcelas, Dívidas

Agora você pode parcelar o valor pago do IPVA. Com o parcelamento IPVA 2019 Mg ficou ainda mais fácil de você quitar este imposto tão importante. Ainda não sabe como funciona o parcelamento IPVA 2019 MG? Então continue nos acompanhando, pois aqui reunimos todas as informações sobre!

Parcelamento IPVA 2019 MG
Parcelamento IPVA 2019 MG

Neste post, explicaremos como funciona detalhadamente o parcelamento 2019 MG. Então continue nos acompanhando para conferir mais informações! 

✓ Veja quem tem direito a isenção IPVA 2019 MG!

IPVA MG

IPVA é a sigla utilizada para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse imposto incide sobre todos os proprietários de veículos no Brasil, sejam eles importados ou nacionais. Porém, existe alguns caso em que há isenção do pagamento.

A cobrança deste imposto é feita todo o início de ano, ou seja, os motoristas que possuem seus veículos emplacados no estado de Minas Gerais devem realizar o pagamento no início de cada ano, assim como é estipulado na tabela feita pelo Detran do estado. 

Caso a quitação não seja realizada dentro do prazo, o proprietário do veículo estará correndo grandes riscos de ser multados, ou até mesmo ter o seu automóvel apreendido. 

Para que isso não aconteça com você, confira mais informações sobre!


Formas de pagamento IPVA MG

O pagamento do IPVA MG 2019 em todos os estados brasileiros, inclusive em Minas Gerais, pode ser feito até duas opções. São elas:

  • À vista;
  • Parcelado. 

No pagamento a vista você pode conseguir desconto, que normalmente é concedido em todos os estados. Já o parcelamento pode ser feito também em todos os estados. Normalmente os governos adotam essas medidas para diminuir os casos de inadimplência das pessoas que têm dificuldades em fazê-lo a vista.


Parcelamento IPVA 2019 MG 

Como visto no tópico anterior, é possível pagar o IPVA em parcelas. No entanto, é de suma importância que você esteja ciente que o parcelamento IPVA 2019 MG só é dividido em apenas 3 parcelas.

✓ Veja o preço do Seguro DPVAT 2019!

Quando o motorista opta por parcelar o valor pago por este imposto, ele perde automaticamente o desconto dado àqueles que pagam o IPVA à vista. Normalmente, a porcentagem perdida é de até 5% de desconto no valor total pago. 

Se o proprietário optar pelo parcelamento IPVA 2019 MG em 3 (três) vezes, não há a aplicação do desconto sobre o valor, e o pagamento deverá ser efetuado nos seguintes meses:

  • Janeiro;
  • Fevereiro;
  • Março.

Proprietários que estejam devendo o IPVA de anos anteriores poderão fazer o parcelamento da dívida em até 12x com parcelas mínimas de R$ 200,00.


Como solicitar o parcelamento IPVA 2019 MG?

Para facilitar ainda mais a vida dos motoristas, o Detran MG disponibiliza duas formas de solicitação de parcelamento IPVA 2019 MG. São elas:

  • Atendimento presencial da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG ) – AF ou SIAT;
  • Através do site SEFAZ. 

Se preferir pela primeira opção, você irá precisar dirigir-se até a unidade mais próxima do SEFAZ. 

No órgão será calculado o valor das parcelas levando em consideração se o seu imposto está em atraso ou não, pois se estiver em atraso o mesmo será acrescido de multa e juros.

Já a segunda alternativa pode ser realizada sem sair de casa. Para isso, basta apenas acessar o site → clicando aqui e seguir as instruções da página. 

Lembrando que, após o pagamento da primeira parcela, e desde que não existam outros débitos, o proprietário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 2

Parcelamento IPVA 2019 MG: Como calcular? Parcelas, Dívidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *